sábado, 9 de janeiro de 2010

TÁTICA ,TÉCNICA E O PMDB AVAREENSE

Tática é a arte de distribuir os jogadores e de atribuir-lhes funções, num esporte coletivo. Técnica é o método, o processo, é a prática.

O alto nível dos jogos táticos da atualidade evidencia a dependência dos clubes pelo jogador diferenciado.





 Nos estudos atualmente desenvolvidos sobre alguns treinadores que estão ditando as regras táticas na Europa, encontra-se uma fala recorrente. Rafa Benitez- Liverpool, Alex Ferguson - Manchester United e Fábio Capello - Seleção da Inglaterra, por exemplo, destacam a importância de se encontrar um jogador diferenciado.
Ou seja, devido ao alto nível dos jogos táticos da atualidade, os treinadores começam a valorizar novamente o jogador que apresenta uma qualidade técnica apurada, para que este possa potencializar o grau de imprevisibilidade do jogo, e assim furar as barreiras construídas.

É sabido que o prefeito da Estância, Urrêa Barchetti, é parlamentarista. Assim sendo, a forma de governo do Brasil, não deveria ser Presidencialista e sim o Parlamentarista. A modalidade de Estado, Monarquia ou Republicano, é outra questão.

A grande vantagem do parlamentarismo é o mútuo processo de controle que ele proporciona na atuação e nas relações do Executivo e do Legislativo.

Em 2010, terá, permanecendo à frente da administração pública da Terrinha, a oportunidade de distribuir os seus secretários às suas pastas e atribuir-lhes funções inerentes. (a tática).

Aí que entra em campo o PMDB de Avaré. Apesar de o seu presidente João Lima, sempre afirmar que * o PMDB não está dentro do governo Urrêa Barchetti, nomes como, Rosana Paulucci e Hadel Aurani, estão em posições de destaque na administração atual. Outro ponto claro que contraria a fala do presidente do PMDB, João Lima, é que a FAMPOP, foi reconduzido às mãos do músico, Juca Novaes.

Os vereadores do PMBD, Poio Novaes e Rosângela Paulucci, votaram favoravelmente e ajudaram a aprovar, recentemente, 2 projetos de lei, enviados a Egrégia Casa de Leis, ou seja, a Câmara Municipal, um instituindo, remuneração salarial a Hadel Aurani, e o outro alterando a referência salarial da esposa do ex Vereador, Arruda Campos, peemedebista de longa data, estando filiado ao PDT do Paulinho da Força Sindical, outra pilastra da Ética  na Política.

No Poder sem Pudor, um detalhe: votaram contrariamente, 2 Vereadores: O petista, Ernesto e o pepista, Rípoli. em sessões recentes, se digladiaram chegando a prometer entre bicancas e canelas, a cassação dos mandatos, um do outro. Torre de Babel, em sua integralidade.

Tiro livre: o presidente do PMDB, João Lima, foi um entusiasta e defensor da professora, hoje, Secretária Adjunta na Secretaria da Educação, Fátima Zedan.

Mais dentro, impossível. Melhor, é impossível. (o filme).

E a Técnica, o jogo jogado, onde é que entra. 

Sem vice - prefeito eleito, o prefeito atual, vem jogando? o jogo. Respeita o poder da Câmara e de seus vereadores, mas mantém o poder sob as suas asas. 

O governador José Serra, tem como seu primeiro ministro, o Secretário da Casa Civil, Aluísio Nunes Ferreira.

O regime é que pega: Democrático ou Totalitário.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ZONA MORTA



Na década de 30, a pedido do Governador, Ademar de Barros, o Capitão do Exército, Sylvio de Magalhães Padilha, lançou as bases do desenvolvimento esportivo no Estado de São Paulo.


Padilha criou o Departamento de Esportes e Educação Física do Estado de São Paulo. E daí surgiram as primeiras leis que regulamentaram a atividade esportiva e da prática profissional da educação física no Brasil.


Antes disso não havia rigorosamente nada.


Anos mais tarde, o ditador Getúlio Vargas resolveu criar leis federais para regulamentar a atividade esportiva na Federação. Vivía-se o Estado Novo, mais um período sombrio da política nacional. Vargas impingiu as leis federais do esporte a seu modo.


Fez tudo de forma que a mão forte do Estado controlasse as Confederações Desportivas.


No frigir dos ovos, a União Federal, leia-se Getúlio Vargas, o déspota, tinha poder pessoal sobre tudo.  A legislação autoritária de Getúlio Vargas perdurou até a edição da Lei Zico. 



O Capitão Padilha deu uma entrevista de repercussão nacional, criticando severamente a forma como Vargas, onipotente, outorgara a sua legislação nada democrática. Como retaliação, Vargas transferiu o Capitão Padilha, o grande Atleta de sua geração, para Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, aonde não havia água quente, nem luz elétrica.



O que os fatos acima tem com a política de Avaré?
As interrogações abaixo tem e devem ser respondidas pelo secretário, Jair da Canovas.


1 Jair da Canovas , atualmente secretário de Governo, apresentará as contas da Festa do Peão Boiadeiro de Avaré, em 2010 ou mandará um pepinaço para os vereadores e a população de Avaré, engolirem o imbrólio, goela abaixo?


2 Ao ser apresentada, a tão esperada prestação de contas da Festa em questão, como será se conduzirá a discussão e a votação da mesma,  pelos atuais 10 vereadores da Câmara Municipal e com ele, o secretário, em seu glorioso retorno a vice-presidência da Egrégia Casa de Leis?


3 Jair da Canovas, atualmente secretário de Governo, anunciará do porque da demora elástica, para a prestação de contas da Festa que vitimou pessoas, em brigas e roubo de carro, bem como virá a público o a causa do encurtamento do show do Jota Quest, tendo um número de músicas menor, diferentemente apresentado no repertório nacional?


4 Jair da Canovas, atualmente secretário de Governo, apresentará, uma explicação plausível pela demora e atraso na prestação da contas da Festa?


5 Jair da Canovas, atualmente secretário de Governo, vai demonstrar claramente o que se contratou, emitindo notas devidas e inquestionáveis, ao Tribunal de Contas da União?


6 Jair da Canovas, atualmente secretário de Governo, manterá a impáfia   desafiando os preceitos constitucionais da moralidade, transparência, impessoalidade no trato com a coisa pública.


Do imenso folclore de Getúlio Vargas, pinça-se um,  como exemplo de competência e malícia: quando um auxiliar entrava em seu gabinete levando relatório sobre algum problema insolúvel, o presidente abria a gaveta mais escondida de sua escrivaninha, arquivava o papel e comentava o famoso “deixa como está para ver como é que fica”. Ensinava que determinadas questões resolviam-se sozinhas,  sem obrigá-lo a optar por esta ou aquela desgastante decisão.

Que o primeiro-companheiro começe a trabalhar para apresentar as corretas contas da Festa, sob a expectativa  geral de que, certas  interrogações cruciais, poderão trazer graves questionamentos e problemas a Administração Pública Municipal,  a respeito das quais tem mantido silêncio getuliano.


Estas e outras questões tão delicadas quanto variadas estão à espera da decisão secretarial, mas por enquanto, permanecem na gaveta. Uma prova de competência política ou a evidência da incapacidade de solucionar o insolúvel.
Em tempoGetúlio Vargas governou parte de seus longos períodos impondo a censura à imprensa.


Texto de apoio ALBERTO MURRAY NETO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VÁRZEA E TURISMO




O "Favela Tour" é um passeio requisitado. O fluminense Marcelo Armstrong, que se diz o precursor da atividade no país, conta que sua empresa atende, por mês, cerca de 900 turistas (cobra R$ 65 de cada um) e nega que a iniciativa explore a pobreza alheia: "Nosso objetivo é mostrar ao turista a realidade social do Brasil, que favela não é só violência.








Dê um click e navegue: www.favelatour.com.br


A foto acima é da favela da Rocinha. Da favela do Jacaré, Rio de Janeiro,   brotou, o craque da bola Romário. É favela também dá dividendos.


Avaré turística como está hoje, Represa Jurumirim, é uma Avaré não lugar, ou seja, não se impõe como simbologia real e com identidade construída. Esta a alicerçar uma *mercadoria de uso temporário.


Retiremos a represa - o nosso Tejo que nos leva adiante - e o que teríamos? Que mar navegaríamos?


Feriado prolongado neste final de ano de 2009. Turistas na Terrinha, buscando suco de tomate. Em falta, dá para acreditar. Compras em supermercados da região.


Quem vem a  cidade da Estância Turística de Avaré, retorna sem conhecer Avaré.


Contraste, cultura, e Turismo ignorados. Um ponto, algumas fotos...










Em tempo de Nelson Rodrigues: Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista.