quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TÁTICA E O 4° PODER


Toda a teoria política clássica - ou tradicional, diz que: a Imprensa ajuda a Democracia.

Ajuda a divulgar as informações, a descobrir o que está errado.

A Imprensa surgiu para se colocar justamente como um instrumento contra o Absolutismo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Absolutismo - no final do seculo 18.

Ou seja, o começo do Estado Moderno se dá a partir do momento, segundo diversos historiadores, em que a opinião pública obteve os instrumentos para se posicionar e se colocar contra o poder absolutista do reis, com ajuda da imprensa.

Futebolistas mais antigos, se lembram da Democracia Corinthiana, um movimento surgido na década de 1980, no time brasileiro de futebol do Corinthians. Foi liderado por um grupo de futebolistas politizados: Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, constituindo o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro.

Foi um período da história do clube onde as decisões importantes, tais como contratações, regras da concentração, entre outros, eram decididas pelo voto, sendo assim uma forma de gestão democrática.

Por aqui na terrina a bola rola para o mato. Ou para a arena de shows.

Notícias como:o vandalismo no Paço Municipal com quebras de vidros, fatos jamais presenciados nestes tempos após as diretas já; a insegurança na 1ª Festa de Peão Boiadeiro de Avaré, onde um jovem foi espancado violentamente e covardemente e estando em coma induzido na UTI da Santa Casa de Misericória de Avaré, com sérias lesões neurológicas; os pagamentos suspensos
para os fornecedores da prefeitura da Estância, entre outras notícias, seguem o padrão de quem parece não querer a transparência com as contas públicas , objetivando colocar a imprensa séria na geral do fato.

Há duzentos anos em Londres - Inglaterra um editor disse: Notícia é tudo aquilo que alguém não quer ver publicado, ou seja lido, o resto é propaganda.

No primeiro tempo da partida, neste período da estória política da Estância, Jair da Canovas, é a bola da vez em matéria de intrevista e popaganda na FM Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário